Carros: os 10 botões e luzes de painel com as funções mais confusas

Entenda para que servem os símbolos desconhecidos que sempre te causaram dúvidas na hora de dirigir
Por Leonardo Rocha
Fonte da imagem: Jalopnik 
Todo motorista que se preze alguma vez na vida já encontrou um símbolo no painel ou um botão pouco familiar em seu carro e se perguntou “para que diabos serve isso?”. O fato é que muitos dos sinais emitidos pelos veículos não são tão autoexplicativos quanto deveriam ser – especialmente se você tem um automóvel importado ou um modelo muito antigo.
A seguir, você pode ver os 10 símbolos misteriosos encontrados em carros que você provavelmente não sabe o que significam, com um breve texto explicando suas tão elusivas funções. Você nunca mais vai precisar passar a vergonha de ter que perguntar para o seu pai.

1 – O botão “PTY CAT” da Subaru

Presente nos rádios dos carros da marca japonesa, a função do botão vem gerando debates pela internet afora desde que ele foi implantado. Algumas teorias indicam que cada vez que esse botão é pressionado, um gatinho morre (“putty tat” é a forma como o passarinho Piu-Piu se refere ao gato Frajola no desenho animado em inglês).
Na realidade, o que o botão faz é alternar entre as funções “program type” (“tipo de programa”, em tradução livre) e “category” (“categoria”). Não que os nomes ajudem muito a entender pra que servem esses recursos, mas já é alguma coisa.
Fonte da imagem: Reprodução/Jalopnik

2 – O botão “BC” nas setas dos novos BMW

O pequeno indicador faz com que a luz das setas se alternem no painel do veículo, o que poderia ser extremamente útil se a maioria dos donos das novas BMWs se dessem ao trabalho de usar as luzes piscantes antes de fazer curvas.
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3 – A luz de pressão dos pneus

Embora os maníacos por carros certamente conheça o significado dessa (e o nome seja pra lá de autoexplicativo), muitas pessoas comuns não fazem ideia que o símbolo significa que um dos seus pneus está murcho. O problema é tão normal que alguns mecânicos que fazem plantão para empresas de seguro costumam andar com bombas de ar só para atender ocorrências em que o cliente não sabia o motivo da luz não apagar.
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4 – Botão de luz alta no piso do carro

Quase inexistente nos dias de hoje, esse tipo de acionador dos faróis era mais comum nos veículos mais antigos. A lógica é a seguinte: quando você está dirigindo de noite, é importante não atrapalhar o motorista o forçando a tirar a mão do volante, especialmente quando há mudança na luminosidade. Por esse motivo, os fabricantes colocavam o botão do lado do pedal de freio – afinal, quem precisa se preocupar com frear no escuro, não é?
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5 – Botão “FUNK” da Volkswagen e Audi

Não, esse botão presente nos carros mais antigos dessas duas marcas não vai botar o seu carro para tocar Naldo ou Anitta no último volume. Em alemão, funk significa rádio e, por esse motivo, a palavra foi usada para designa o botão que desativa o rádio dos carros de polícia e taxis.
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6 – “Party Mode” da Toyota

Se algum dia você tiver que escolher um fabricante de carros para dar uma festa de arromba, procure a Toyota. Eles se preocupam tanto com isso que os modelos antigos do seu 4Runner vinham com esse botão, usado para aumentar os tons mais graves e jogar o som para a direção traseira do carro.
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7 – A luz “Lambda” do DeLorean

Se você é um dos poucos felizardos que já dirigiu um DeLorean, talvez tenha notado esse curioso símbolo no painel. Embora sua função não seja monitorar propriamente o funcionamento do motor ou seu sistema de controle de emissões, a luz serve como um lembrete aos motoristas para que chequem regularmente seu carro. A cada 48.280 quilômetros rodados, a lâmpada se acende para te lembrar de trocar o sensor de oxigênio (chamado de Lambda-Sond na Europa).
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8 – Botão do farol de milha traseiro

Não basta que muita gente já não saiba que o farol de milha só é recomendado para aqueles momentos em que você se vê em meio a uma neblina densa. Os motoristas da Europa ainda têm que se lembrar de que esse singelo botão serve para acender as luzes especiais traseira dos seus veículos.
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9 – Botão “Extra” do Saab 99 Turbo

Herança de uma época em que o status de um carro estava conectado à quantidade de botões que ele tinha no painel, o “Extra” servia para quando os donos de um Saab quisessem instalar um novo componente elétrico nos seus veículos, como faróis de milha, por exemplo. O botão também era vendido separadamente pelas concessionárias, caso os proprietários dos automóveis quisessem colocar ainda mais coisas no possante.
Fonte da imagem: Reprodução/Jalopnik

10 – A luz de “checar o motor”

Esta deve ser a mais temida, odiada e fácil de entender das luzes do painel de um carro, já que certamente significa dores de cabeça vindouras. No entanto, é quando ela é vista sob uma perspectiva de diagnóstico que surge seu maior problema: ela é completamente inútil.
Basicamente, a lâmpada acesa pode significar qualquer coisa entre “você tem pouca água para lavar o para-brisa” e “daqui a cerca de 10 minutos seu motor vai imitar um supernova e então despejará todas as suas entranhas mundo afora”.
Fonte da imagem: Reprodução/Jalopnik E você, sabe de alguma outra luz ou botão misterioso de seu carro que nunca entendeu para que serve? Deixe sua história nos comentários.

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